top of page
  • Foto do escritorRotary International

MENSAGEM DA PRESIDENTE DE R.I - Ago 2022

Atualizado: 3 de dez. de 2022


Presidente 2022-2023 Cenir  Maria Loureiro  do Rotary Club de Nova Iguaçu - Leste
Jennifer Jones Presidente, 2022-23 Rotary International

Cada um de nós seguiu seu próprio caminho para se tornar associado do Rotary. Alguns se associaram para seguir o exemplo do pai, que era rotariano. Outros entraram na nossa organização porque sua empresa pediu que participassem de uma reunião. E muitas associadas tiveram que esperar que a Suprema Corte dos Estados Unidos tornasse sua afiliação possível. No entanto, todos nós viemos pelo mesmo mecanismo — um convite.

Um convite que abre a nossa imaginação e nos mostra que os nossos sonhos podem se tornar realidade. Cada um de nós tem a mesma oportunidade e honra de convidar alguém para o Rotary.

É inspirador imaginar que podemos buscar nas nossas comunidades os futuros líderes da nossa organização. Muitas vezes, somos tentados a procurar pessoas que sejam exatamente como nós. Temos que lembrar que pessoas aparentemente bem diferentes de nós podem, na verdade, compartilhar dos nossos valores e ter habilidades que gostariam de usar para fazer a diferença.

É hora de o Rotary dar o próximo passo para promover a diversidade, equidade e inclusão em toda a organização.

Adotar uma experiência em que as pessoas se sintam incluídas é mais do que apenas diversificar nosso quadro associativo. Trata-se de tornar nossas reuniões e eventos lugares onde possamos falar aberta e honestamente uns com os outros, onde todos se sintam bem-vindos e seguros. Isso significa remover barreiras que impedem a entrada de algumas pessoas e abrir as portas para a inclusão. Os nossos valores continuam sendo a nossa força — e o nosso compromisso com a excelência exige que também mantenhamos elevados padrões para os nossos associados.

Eu acredito que estamos comprometidos e determinados a promover a diversidade, equidade e inclusão em todo o Rotary, e que isso está enraizado nas tradições mais profundas da nossa organização, garantindo que permaneçamos vibrantes e relevantes por décadas.

Há alguns anos, nosso Conselho Diretor definiu a meta ambiciosa de aumentar a participação de mulheres em 30% até 2023. Temos menos de um ano pela frente, mas acredito que podemos até superar essa meta.

Precisamos que líderes do Rotary de todos os continentes, culturas e credos trabalhem por isso. Precisamos que jovens associados e pensadores assumam papéis e responsabilidades maiores. Precisamos ouvir os novos associados do Rotary com o mesmo respeito que oferecemos àqueles que estão conosco há muitos anos.

Durante nossa Convenção em Houston, ouvimos astronautas falarem de suas viagens espaciais. Refletimos sobre uma época na década de 60 em que o presidente dos EUA, John Kennedy, pediu para o mundo sonhar, dizendo: “iremos à lua [e faremos] outras coisas, não porque são fáceis, mas porque são difíceis".

Comprometer totalmente o Rotary com a diversidade, equidade e inclusão e alcançar as ambiciosas metas de desenvolvimento do quadro associativo podem parecer coisas tão improváveis quanto uma viagem à lua. Mas, como pessoas em ação, quando nos comprometemos com um grande objetivo, agregamos valor a cada grama de energia dedicada ao seu alcance.


Jennifer Jones

Presidente, 2022-23 Rotary International

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page