top of page
  • Foto do escritorEduardo Mayr

ROTARY – SERVIÇOS PROFISSIONAIS


Estimados Companheiros e Companheiras,


Rotary é fundamentalmente um clube de serviços que se propõe a proporcionar a cada um de seus membros o conhecimento da oportunidade que tem de servir através do seu negócio ou profissão.


É um clube de profissionais ativos. Não é um clube de homens de grande inteligência, elevada moral ou respeitável idoneidade, ou conhecida generosidade – embora o possam sê-lo. Mas é antes de tudo um clube de profissionais de várias categorias, que devem ter tais atributos – empresários, profissionais liberais, administradores, comerciantes, industriais, funcionários e professores. Homens atuando através de sua força pessoal de trabalho, criando, produzindo, formando, influenciando, dirigindo, chefiando. Esta a razão do lema: “O objetivo de Rotary é estimular e fomentar o ideal de servir como base de todo o empreendimento digno. ”


Empreender, na verdade, é trabalhar em liderança. Liderar é conduzir pessoas para o objetivo. Assim é que Rotary se propõe a promover não só o engajamento de seus membros a seus objetivos, mas através dele, o de todas as pessoas com que os rotarianos se relacionem em seus empreendimentos.


Esta a razão pela qual promove e apoia:

  • “O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas da ética profissional;

  • A melhoria da comunidade pela conduta exemplar na sua vida pública e privada; e

  • A aproximação dos profissionais de todo o Mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações”. ”


Assim, meta do Rotary, o homem, a pessoa humana. Os serviços profissionais são a fundamental, a essencial atividade do Rotary. É um clube de serviço. O resto é acessório. Assim é que deve ser preconizado o exercício da atividade do ideal de servir através do trabalho, vale dizer, da convivência de pessoas no dia-a-dia, o que exige inteligência, preparo intelectual e vivacidade.


Velas certas, leme firme e a proa a apontar para rumos aparentemente distantes, mas que serão alcançadas.


É isto aí!



Texto - Eduardo Mayr

Associado Honorário do Rotary Club de Copacabana

102 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page