top of page
  • Foto do escritorrotaryclubdecopaca

Ação 'FOCO NO MEIO AMBIENTE'

Atualizado: 19 de dez. de 2022


O Rotary Club de Copacabana participou de duas ações com foco em meio ambiente organizados pela Prefeitura do Rio de Janeiro em outubro. Tivemos a parceria da empresa de reciclagem de óleo de cozinha Bio+Waste Oil Recycling. Para saber mais sobre nosso parceiro acesse https://www.facebook.com/BioMoreOil/


O primeiro evento ocorreu nos dias 24, 25 e 26 de outubro: a II Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente na Cidade das Artes na Barra da Tijuca. Durante a conferência, aproximadamente 3.000 jovens de 70 escolas do município do Rio de Janeiro apresentaram trabalhos dentro do tema meio ambiente.


O Rotary Club de Copacabana e a Bio+ fizeram uma ação de coleta de óleo de cozinha usado e conscientização sobre ações efetivas com as quais todos podemos colaborar para a despoluição dos rios e da Baía de Guanabara. O garrafão de coleta de óleo foi um sucesso.


O segundo evento ocorreu no dia 28 de outubro na sede da Prefeitura no Rio de Janeiro em comemoração do dia do servidor público. Neste evento fizemos outra ação de coleta de óleo de cozinha usado e conscientização. Desde então nosso garrafão de coleta de óleo de cozinha usado tem estado no edifício da Prefeitura, na Cidade Nova, Centro do Rio de Janeiro recebendo o descarte de óleo de cozinha usado.


As ações se enquadram em 2 das 7 áreas de enfoque do Rotary sendo elas: MEIO AMBIENTE; ÁGUA, SANEAMENTO E HIGIENE.


Assim como em 4 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda mundial adotada pela Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. Os 5 objetivos nos quais nosso projeto se enquadra são: 6 ÁGUA POTÁVEL | 11 CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS | 12 PRODUÇÃO E CONSUMO RESPONSÁVEIS | 13 AÇÃO CONTRA MUDANÇA GLOBAL DO CLIMA.

PROJETO ROTARÓLEO


Em 8 de dezembro iremos iniciar o Projeto Rotaróleo na Escola Municipal Cardeal Leme em Benfica. O objetivo é a educação ambiental usando como ponto de partida o correto descarte de óleo de cozinha usado como forma de colaboração e conscientização para despoluição dos rios da cidade, assim como para evitar a obstrução das tubulações de esgoto.


Essa primeira ação será um piloto para ações em escolas de Copacabana, no bairro do Rotary Club de Copacabana e para ações m parceria com outros Rotary clubs do Distrito 4571.


Outras ações desse projeto incluem a instalação de pontos de coleta de óleo de cozinha e educação ambiental nas Unidades de Conservação da Cidade do Rio de Janeiro em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Clima.




EMPRESAS PARCEIRAS E APOIADORES


Bio+Waste Oil Recycling – reciclagem de óleo de cozinha:


Rotary Club de Copacabana:


Retina Produções:


Nosso parceiro Bio+Waste Oil Recycling garante que o óleo será descartado corretamente junto a parceiros como Unióleo Unitrans e Rio Óleo e fornece certificado de destinação conforme determinado pelo INEA.



Edith Barcelos Monteiro

Dir 2022/2023 Meio Ambiente
RC de Copacabana

9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page