Projeto '2 GOTINHAS SALVAM', contra a paralisia infantil

Atualizado: 3 de dez. de 2022

A PARALISIA INFANTIL é provocada pelo vírus da pólio e afeta mais comumente crianças menores de cinco anos. O vírus passa de pessoa para pessoa, normalmente pela água contaminada, podendo atacar o sistema nervoso deixando, quase sempre, sequelas irreversíveis no indivíduo.

Anualmente, clubes de Rotary em todo mundo desenvolvem atividades que incentivam a vacinação da vacina da Pólio. Porém neste ano de 2021, em função do cenário pandêmico com o COVID-19, não era indicado atividades que gerassem contato direto com as crianças e este desafio fez nascer um novo projeto interclubes com o Rotaract de Nova Iguaçu - Leste, o Rotary Club de Nova Iguaçu - Leste e o Rotary Club do RJ - Penha.

O Rotaract propôs participarmos de um projeto em parceria com equipe da Nebula Devs do Rotaract Felipe Henri, jovem empreendedor em desenvolvimento de jogo. A ideia foi a forma, inovamos na metodologia de incentivo a vacinação, incluindo este tema tão importante no universo dos jogos eletrônicos.

A proposta do jogo infantil é ajudar os responsáveis, educadores e líderes dos clubes de Rotary a tirar o medo da vacinação da polio em crianças de 2 a 5 anos de forma divertida.

O desenvolvimento, envolveu a participação de profissionais de: psicomotricidade infantil, game developer, psiquiatra, publicitários e, também, de pais e crianças. Agradecemos em especial à Alice Lanna, Coordenadora da pós-graduação em Psicomotricidade na UNIFAGOC e o Dr. Marden Marinha, médico com especialização em psiquiatria que muito colaboraram com o projeto.

Nosso Clube, na pessoa da companheira Cleonice Datum, apoiou os jovens com dados de Rotary e da OMS (Organização Mundial da Saúde) na luta contra a doença que tem como desafio a redução da baixa taxa de vacinação infantil. Além disso, nos unimos aos clubes de Rotary citados e apoiamos também na divulgação e distribuição do jogo eletrônico através da compra de cataventos personalizados e adesivados com QD CODE de acesso ao game da web.

O jogo foi testado em 23 de agosto de 2021, durante a Ação Interclubes de Vacinação contra a Pólio no bairro de Botafogo/RJ e contou com a presença do Pres. 2021-2022 Francisco Feitosa e os Rotaracts do "Leste".

A experiência foi positiva e desde então, vem passando por atualizações na versão do jogo.

A distribuição e uso do jogo é gratuito e online.

Erradicar uma doença é uma grande empreitada que não podemos realizar sozinhos, portanto, segue link do game para que você leitor nos ajude a fazer chegar este material ao maior número de responsáveis por crianças possível. Junte-se a nós!

Este projeto atende 2 das 07 áreas de enfoque de Rotary, sendo elas:

• Prevenção e Tratamento de Doenças

• Saúde Materno Infantil