• Foto do escritorRotary International

MENSAGEM DA PRESIDENTE DE R.I - Nov 2022

Atualizado: 3 de dez. de 2022

Presidente 2022-2023 Cenir  Maria Loureiro  do Rotary Club de Nova Iguaçu - Leste
Jennifer Jones Presidente, 2022-23 Rotary International

Imaginar o Rotary pode parecer um exercício grandioso e complicado, mas o elemento mais importante é algo bem pequeno e pessoal.

Não faz muito tempo, a expectativa era que os associados do Rotary prestassem serviços humanitários sem divulgar o que faziam. Eu entendia e apreciava o raciocínio por trás disso — a humildade é uma característica maravilhosa, e devemos continuar a incentivá-la de outras maneiras.

Mas, falar do Rotary somente entre nós tem um custo e quando compartilhamos nossos momentos rotários, estamos sendo generosos com os outros e dando a eles a oportunidade de entender o impacto da nossa organização.

Isso nos traz à mente um maravilhoso ditado: “As pessoas esquecerão o que você disse. As pessoas esquecerão o que você fez. Mas elas nunca esquecerão como você as fez sentir.”

Então, como podemos fazer as pessoas sentirem o Rotary? A melhor maneira é compartilhando nossos momentos rotários. Todos nós já tivemos esses momentos — quando o comum colide com a intenção para criar algo extraordinário.

Algumas pessoas têm esses momentos rotários na primeira vez em que comparecem a uma reunião. Outras só vivenciam algo assim mais tarde, ao ver a alegria nos olhos de alguém a quem servem ou ouvir de outro associado algo que lhes toca o coração.

À medida que Nick e eu fazemos essa jornada, estamos maravilhados com o trabalho que vocês estão realizando e as vidas que estão transformando. Ao longo do ano, compartilharei com vocês imagens e histórias que estão tornando essas viagens significativas.

Espero que façam o mesmo no seu canto do mundo rotário. Pode ser algo que compartilhem em reuniões ou nas mídias sociais. Para os mais experientes e ambiciosos, pode ser um evento que estão divulgando na mídia local. Até mesmo compartilhar suas histórias com amigos causa impacto.

Precisamos de embaixadores para divulgar a mensagem do Rotary e nosso sonho de um mundo melhor. E vocês são os melhores embaixadores. Quanto mais compartilharem histórias — e fizerem isso com todo seu coração — mais vocês incentivam outros a se emparceirarem conosco, se juntarem a nós e permanecerem na nossa organização.

Para dar um pequeno exemplo, nos próximos meses, encarregarei associados do Rotary de escrever esta coluna para compartilharem suas histórias pessoais sobre diversidade, equidade e inclusão na nossa organização. Precisamos ouvir essas histórias diretamente das pessoas que as vivenciaram para entendermos o quanto a diversidade, equidade e inclusão são importantes para o futuro do Rotary.

Tudo o que fazemos tem impacto naquilo que as pessoas sentem sobre o Rotary - e isso moldará nosso futuro. Eu só posso imaginar o quanto vocês inspirarão as pessoas por meio das histórias que contarão.

Jennifer Jones

Presidente, 2022-23 Rotary International