top of page
  • Foto do escritorRotary International

MENSAGEM DA PRESIDENTE DE R.I - Out 2022

Atualizado: 3 de dez. de 2022


Presidente 2022-2023 Cenir  Maria Loureiro  do Rotary Club de Nova Iguaçu - Leste
Jennifer Jones Presidente, 2022-23 Rotary International

Em agosto, tive o orgulho de visitar o Paquistão e ressaltar a principal meta do Rotary: a erradicação da pólio. Foi também uma tremenda oportunidade para dar destaque às profissionais de saúde que estão desempenhando um papel fundamental na proteção das crianças contra a doença, que pode ser prevenida pela vacina.

Neste mês, ao celebrarmos o Dia Mundial de Combate à Pólio, estamos enfatizando nosso trabalho de mais de 30 anos para liderar a primeira campanha global de erradicação, assim como nosso sucesso na formação de parcerias capazes de alcançar essa enorme meta. Todos sabemos que esta é uma das iniciativas de saúde global mais ambiciosas da história, e que reduzimos os casos de poliomielite em mais de 99,9% mundialmente.

O Paquistão continua sendo um dos dois únicos países onde o vírus selvagem da pólio continua circulando (o outro é o seu vizinho, Afeganistão.) Pude testemunhar e participar de atividades de vacinação no Paquistão e, logo depois que vim embora, houve uma campanha monumental de imunização em todo o país, focada em 43 milhões de crianças com menos de 5 anos. Vi o incrível trabalho que os associados do Rotary estão fazendo localmente. Mais de 60% dos vacinadores no Paquistão são mulheres, e elas estão fazendo um trabalho incrível em termos de convencer e ganhar a confiança das mães para que vacinem seus filhos.

Ao ver tudo isso em primeira mão, pude confirmar que o desejo de acabar com a pólio existe em todo o mundo rotário, e estou confiante de que temos a estratégia certa. Os meios de comunicação paquistaneses também deram grande apoio aos nossos esforços, e isso tem feito a diferença. Neste mês, durante a Cúpula Mundial da Saúde, em Berlim, haverá um momento em que diferentes países assumirão o compromisso de destinar recursos adicionais para financiar as iniciativas mais urgentes de erradicação. Agora, cabe a nós fazermos a nossa parte e arrecadarmos US$ 50 milhões neste ano para obter a equiparação integral de 2:1 da Fundação Bill e & Melinda Gates.

Há grande razão para mantermos nosso otimismo com relação à pólio, apesar de alguns novos acontecimentos alarmantes que aumentam os riscos. Nos últimos meses, novos surtos de pólio ocorreram em Israel, no Reino Unido e, mais recentemente, na região de Nova York, nos Estados Unidos. Essas histórias são assustadoras, mas, em todos os casos, a resposta é clara: as vacinas funcionam. E, se a pólio estiver se alastrando, precisamos garantir que as pessoas em maior risco estejam com sua vacinação em dia.

Acima de tudo, precisamos erradicar esse vírus agora. Se a pólio existir em qualquer lugar, ela poderá se espalhar por toda parte. O que vi no Paquistão me convenceu de que podemos e devemos terminar o trabalho, mas isso só acontecerá se continuarmos comprometidos com uma estratégia que esteja funcionando, dando o nosso apoio com todos os recursos necessários.

Por meio do nosso compromisso, generosidade e pura determinação, iremos eliminar a pólio.


Jennifer Jones

Presidente, 2022-23 Rotary International

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page