top of page
  • Foto do escritorEduardo Mayr

QUADRO ASSOCIATIVO


Estimados Companheiros e Companheiras,

Induvidosamente, é a ampliação do nosso quadro social o maior desafio que haveremos que enfrentar nesta gestão da companheira Zelia. Precisamos urgentemente zelar pela integridade do nosso quadro, e é necessário que haja uma real compreensão e empenho de todos para isto, pois do contrário estaremos regredindo em nossos objetivos. Baldadas serão todas as campanhas do tipo “vamos aumentar nosso quadro social”, se ficarmos apenas no contexto das boas intenções, sem um empenho real de que o mote se torne realidade.


Sabemos que o problema não é apenas do nosso Clube, é de todo o Rotary no mundo. Foi visualizando o momento histórico que vivemos, que temos que dar maior ênfase a este verdadeiro compromisso, buscando envolver todos os rotarianos nos esforços em aumentar o quadro social no mundo inteiro, de forma a expandir seus trabalhos humanitários e educacionais e fortalecer as iniciativas para o estabelecimento da paz e compreensão mundiais.


Em frase de efeito, mas verdadeira convocação, vamos nos lembrar que “... ou crescemos, ou começamos a acabar!” Assim é que precisamos expandir, através de escolhas adequadas, pois não almejamos apenas sócios que paguem mensalidades. Precisamos também apoiar e orientar os novos sócios. É indispensável a manutenção ativa e positiva dos sócios existentes, mas é sobretudo necessário também trazermos para o nosso convívio novos rotarianos – que existem latentes em tantas ONGs, comunidades religiosas ou de bairro, e junto a nós em nossas atividades. Precisamos projetar a verdadeira imagem do Rotary, e mais que isto, vê-la materializada por ações concretas, o que é tarefa a que não nos podemos furtar, se desejamos nos manter na posição de destaque assumida, lembrando as palavras de John Adams, segundo presidente dos EUA:


“—Só existem dois tipos de pessoas no Mundo que realmente contam: as que se comprometem, e as que mantém os seus compromissos.” (John Adams)

Que cada companheiro assuma o compromisso – e o cumpra! – de trazer um novo rotariano para o nosso quadro social. Este é um pedido da Presidente Zelia. E este é o nosso desafio!



Texto - Eduardo Mayr

Associado Honorário do Rotary Club de Copacabana

51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page