CICLO ORGÂNICO - LIXO OU LUXO? VALORIZANDO OS RESÍDUOS ORGÂNICOS ATRAVÉS DA COMPOSTAGEM

Em sua última Reunião Plenária, dia 2 de outubro de 2023, o Rotary Club de Copacabana foi agraciado com uma palestra inspiradora ministrada pelo empresário Lucas Chiabi, fundador do Ciclo Orgânico. Sob o sugestivo título "Lixo ou Luxo? Valorizando os Resíduos Orgânicos Através da Compostagem!", o evento trouxe à tona uma discussão vital sobre a sustentabilidade e a habilidade de transformar resíduos em recursos preciosos para o meio ambiente. A palestra, promovida a convite da Diretora de Meio Ambiente 2023-24 Edith Barcellos, destacou não apenas a visão do palestrante, mas também ações concretas da Diretora Edith, que aderiu ao programa do Ciclo Orgânico como cliente há algum tempo.

Uma História de Transformação Ambiental

Desde o início, o Ciclo Orgânico tem desempenhado um papel fundamental na redução do impacto ambiental causado pelos resíduos orgânicos. Atualmente, a empresa atende mais de 4.000 famílias em mais de 25 bairros do Rio de Janeiro, proporcionando a coleta e transformação desses resíduos em composto orgânico de alta qualidade.

Os números impressionantes demonstram o impacto positivo da empresa no meio ambiente. Já foram retiradas dos aterros sanitários mais de 2.900 toneladas de resíduos orgânicos, que foram transformadas em mais de 1.800 toneladas de composto orgânico. Além disso, a compostagem desses resíduos evitou a emissão de mais de 2.200 toneladas de CO2eq (equivalente ao plantio de 34.600 árvores ao longo de 10 anos).

Uma Estrutura Sólida para a Sustentabilidade

O sucesso do Ciclo Orgânico é resultado do comprometimento de sua equipe e de uma infraestrutura bem planejada. A empresa opera em um sítio com capacidade para compostar mecanicamente mais de 300 toneladas de resíduos orgânicos por mês. Além disso, conta com um caminhão próprio para o transporte eficiente dos resíduos, realizando um sonho de Lucas Chiabi.

O Que Começou Como Um Sonho Pessoal, Tornou-se Coletivo

A história do Ciclo Orgânico é uma inspiração para todos. O sonho de uma única pessoa, Lucas Chiabi, evoluiu para se tornar o sonho de mais de 40 pessoas que integram a equipe em tempo integral. É uma demonstração poderosa de como a paixão e o comprometimento podem gerar mudanças significativas em nossa sociedade.

O Impacto da Palestra e o Reconhecimento de Zélia Carvalho

A palestra de Lucas Chiabi no Rotary Club de Copacabana gerou grande interesse entre os membros presentes. Muitos deles manifestaram o desejo de aderir ao programa do Ciclo Orgânico e de compartilhar essa iniciativa sustentável com amigos e condomínios locais. Isso reflete não apenas o impacto da palestra, mas também o desejo crescente de promover a sustentabilidade e a conscientização ambiental em nossa comunidade.

Além disso, é importante citar que a Diretora de Meio Ambiente, Edith Barcellos, não apenas fez o convite ao palestrante, mas também visitou pessoalmente o sítio de compostagem do Ciclo Orgânico e aderiu ao programa como cliente há algum tempo. Isso demonstra um comprometimento pessoal e um exemplo inspirador de liderança na promoção da sustentabilidade.

Em resumo, a palestra deixou uma marca duradoura no Rotary Club de Copacabana. Destacou a importância de valorizar os resíduos orgânicos como um recurso valioso para o meio ambiente e inspirou ações concretas em prol da sustentabilidade. O projeto é um exemplo claro de como indivíduos e empresas podem fazer a diferença na construção de um futuro mais verde e consciente.

Para melhor dividir com o leitor a proposta do programa de reciclagem, deixamos abaixo o material exibido na apresentação e disponível no Youtube da empresa. Assista e faça sua parte!